top of page
Buscar

Exercícios para uma aula divertida e criativa.

  • Foto do escritor: Nati Sampaio
    Nati Sampaio
  • 12 de set. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 27 de set. de 2022


Recentemente conheci o E-book "Pedagogias possíveis de sôras para profes". Um material lindo organizado por Josiane Franken Corrêa e Débora Souto Allemand, que resulta de um projeto de pesquisa pela Universidade Federal de Pelotas.


Nesse livro são apresentadas algumas atividades artísticas e pedagógicas sobre o ensino contemporâneo da dança para crianças e adolescentes.


Eu escolhi alguns para desenvolver nas minhas aulas regulares e gostei tanto que quero compartilhar.


1- O jogo dos 7 erros.

Como jogar: Fazemos dois grupos, o primeiro sai da sala enquanto o outro monta um quadro de posições. As crianças que estavam fora entram na sala, observam o quadro e saem novamente. Então o grupo reconfigura a cena trocando algumas posições ou objetos da cena. As crianças que estavam fora voltam para a sala para descobrir sete diferenças entre o quadro anterior e o atual.


2- Terra, Mar, Ar.

Uma brincadeira de Moçambique.

Como jogar: Desenhamos uma linha no chão, de um lado é o mar, de outro a terra e a linha é o ar.

Uma criança diz os comandos e as demais devem se posicionar conforme o lugar sugerido: mar, terra, ar. Quem se confunde sai da brincadeira até restar uma única criança que será a próxima a comandar.


3- Desenho da Dança

Essa atividade já fazemos há algum tempo em nossas aulas. Inspiradas pelo trabalho de pensar o corpo junto com o desenho (Signi Mossi).

Como jogar:As crianças formam duplas.

Uma criança dança e a outra da dupla desenha no papel os movimentos que ela faz. O "desenho" deve ser de traços que acompanham o movimento da criança dançante. Esse exercício é tão interessante que elas querem repetir muitas vezes.


Gostou? Comenta com a gente se já conhecia ou se tem outras sugestões de brincadeiras que envolvem corpo, arte e movimento.


Para mais informações sobre nossas aulas regulares entre em contato.


Que essas ideias possam inspirar mais crianças!

💛



 
 
 

Comments


Post: Blog2 Post
bottom of page