top of page
Buscar

O ensino da dança para crianças

  • Foto do escritor: Nati Sampaio
    Nati Sampaio
  • 12 de jul. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 22 de out. de 2022

A criança, o direito à infância e o corpo como sujeito da experimentação de uma dança criativa e criadora.



Falar sobre criança é diferente de falar sobre infância.

Antes de falar sobre o ensino da dança para crianças é importante trazer a reflexão do que compreendemos como criança e infância.

Para mim, os períodos que correspondem aos primeiros anos da vida, não são tão previsíveis e categorizados. As próprias crianças estão co criando a infância enquanto vivem. Podemos ter inúmeros exemplos de diferentes crianças e infâncias no mundo. Ou até mesmo, nas gerações. E essas diferenças podem estar relacionadas a cultura, genética, memória, contextos sociais, históricos, regionais. Então, acredito eu, que não podemos definir um modelo único que sirva para todas as crianças. É preciso considerar todos os aspectos que envolvem a criança e a cultura da infância que ela está inserida.


Cada corpo é singular e co autor da sua dança.


Assim como não há um modelo único de criança e infância, também não é necessário atrelar uma aula de dança a um modelo único de técnica ou estilo.

O método dos Contos e Danças foi criado a partir dessa premissa.

Entender que a dança acontece durante o seu fazer, na experiência de sua criação e assim como as corporalidades são múltiplas, diversas e complexas, as danças também podem ser, pois elas são criações/expressões desses muitos corpos que dançam.


A Dança como linguagem para (re)significar experiências e sensações.


A dança é uma ferramenta para contar histórias e uma oportunidade de compartilhamento cultural.


"A vida não é a que a gente viveu, e sim a que a gente recorda, e como recorda para contá-la". Gabriel García Marques.


Através da dança as crianças podem encontrar um lugar de expressão, de comunicação, de linguagem artística, mas para isso é preciso encontrar espaços e propostas que recebam as crianças e suas singularidades, suas culturas, dificuldades e habilidades, sem que o desenvolvimento seja analisado na dicotomia do certo e errado, bonito ou feio.

Sem que o ensino esteja centralizado apenas na transmissão do saber do professor para o aluno. A aprendizagem se constrói em conjunto e a criança participa na construção desse saber.


Principais aspectos desenvolvidos na aula de dança para crianças


As ferramentas de ensino da dança para as crianças são múltiplas e o saber é construído com a participação da própria criança, mas existe um planejamento que conduz esse ensino para o desenvolvimento de alguns aspectos importantes quando falamos sobre corpo e dança:

  1. O motor

  2. O cognitivo;

  3. O social;

  4. O emocional e afetivo.

Nas aulas de Contos e Danças a criança experimenta a dança como desenvolvimento do seu corpo e da sua capacidade de movimentação variada e diversa. A dança também é uma forma de pensar, elaborar, expressar, conhecer, decifrar e pesquisar. Ela é a relação do indivíduo consigo e com os outros. Ela é uma linguagem artística que permite a expressão do sujeito e do contato corpo-mundo. Ela possibilita acessar sentimentos e sensações e (re)significar essas experiências.


E para você o que mais é preciso pensar e falar quando o assunto é o ensino da dança para as crianças? Conta para mim nos comentários, vou adorar saber!



Referência bibliográfica: Arte/Dança como Tecnologia Educacional. UFBA

 
 
 

Comments


Post: Blog2 Post
bottom of page