A importância de respeitar cada fase da criança.
- Nati Sampaio
- 12 de jul. de 2022
- 1 min de leitura
Sou uma defensora de que não devemos antecipar as fases de desenvolvimento das crianças. As vezes eu sinto que os pais e os próprios professores ficam um pouco ansiosos e querem ver os pequenos progredindo. Mas, é preciso ter calma e deixar o tempo de cada coisa acontecer.

No método "Contos e Danças" considero a fase em que a criança se encontra, para assim direcionar o aprendizado de forma que colabore com o seu desenvolvimento.
Como saber o momento certo de colocar a criança na aula de dança
Eu começo a trabalhar com as crianças a partir dos 03 anos.
Antes disso, na minha percepção, elas estão menos acessíveis "a vontade alheia" e suas habilidades motoras básicas ainda estão em desenvolvimento.
A partir dos 03 anos o foco principal é criar uma conexão com as crianças e estimular sua capacidade imaginativa e criadora.
Nesse primeiro momento o trabalho é uma introdução à dança e as sequências coreográficas são construídas como sugestões de movimentos, sem exigência de memorização de passos e nomes.
Apresentação deve ser uma escolha da criança
A partir dos 07 anos as sequências coreográficas ficam um pouco mais complexas. Nomes e combinações de passos começam a ser introduzidos.
Nessa fase as crianças estão mais preparadas para entender o ritmo das músicas e sincronizar os passos com a melodia.
As danças que praticamos nas aulas podem se tornar apresentações, mas sempre, a criança será a primeira convidada a se apresentar, havendo espaço e liberdade para que ela tenha o direito de escolher participar ou não.
Paciência, escuta e respeito norteiam esse caminho 💛
Comments